02/09/2017 às 14:02:00
› Nova diretoria do Conselho Municipal do Idoso toma posse

A Administração Municipal de Bariri por meio da Diretoria de Ação Social, empossou nesta quinta-feira (31/08), os novos membros do Conselho Municipal do Idoso - CMI, para o biênio 2017/2019.

A reunião de posse dos novos membros aconteceu na sala de sessão da Câmara Municipal de Bariri. Foi eleita a direção do conselho, agora formada pelo presidente João Domingos Cardoso Leonel (Jota Cardoso), a vice-presidente, Rosana Chaim Amoroso Baratella e a secretária, Luiza Antonia Salomé Marquezin.

Estiveram presentes o Assessor de Gabinete, João Pedro Mott, que representou o Prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo, a vereadora Celiza Fanton Bollini, a Diretora do Serviço de Ação Social, Natália de Alice Dalla Coletta, além de servidores municipais, membros titulares e suplentes do conselho.

O CMI é um órgão permanente, paritário, consultivo, deliberativo, e controlador das políticas públicas e ações dirigidas à proteção e defesa dos direitos do idoso no âmbito municipal, conforme a Lei nº 3.945, de 9 de novembro de 2010.

Compete ao Conselho Municipal do Idoso, zelar pelo cumprimento dos direitos do idoso, bem como: formular, acompanhar, fiscalizar e avaliar a Política dos Direitos dos Idosos, zelando pela sua execução; elaborar proposições, objetivando aperfeiçoar a legislação pertinente à Política dos Direitos dos idosos; indicar as prioridades a serem incluídas no planejamento municipal quanto às questões que dizem respeito ao idoso; cumprir e zelar pelo cumprimento das normas constitucionais e legais referentes ao idoso, sobretudo a Lei Federal nº 8.842, de 04/07/94, a Lei Federal nº 10.741, de 1º/10/03 (Estatuto do Idoso) e leis pertinentes de caráter estadual e municipal, denunciando à autoridade competente e ao Ministério Público o descumprimento de qualquer uma delas; fiscalizar as entidades governamentais e não-governamentais de atendimento ao idoso, conforme o disposto no artigo 52 da Lei nº 10.741/03; propor, incentivar e apoiar a realização de eventos, estudos, programas e pesquisas voltadas para a promoção, a proteção e a defesa dos direitos do idoso; inscrever os programas das entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso; executar o seu regimento interno; propor medidas que assegurem o exercício dos direitos dos idosos; propor aos órgãos da administração pública municipal a inclusão de recursos financeiros na proposta orçamentária destinada à execução da Política do Idoso; oportunizar processos de conscientização da sociedade em geral, com vistas à valorização do idoso; articular a integração de entidades governamentais e não-governamentais, da sociedade e da família para atuarem conjuntamente a favor do bem estar do idoso e outras ações visando à proteção do Direito do Idoso.

Os novos membros do CMI são: Rosana Chaim Amoroso Baratella, Mariana Previde Germin, Adriana Henrique Menegassi e Paulo César Bozza Junior, como representantes da Diretoria de Serviço de Ação Social, excetuando a Diretora de Serviço de Ação Social; Maria José Anello e Adriana Facin Pedroso, como representantes Diretoria de Serviço de Saúde, excetuando o Diretor de Saúde; Edmara Raineri e Wellington Luis Pegorin, excetuando a Diretora de Serviço de Educação, Cultura e Esporte, como representante da Diretoria de Serviço de Educação, Cultura e Esporte; Isabel Cristina Germin e Celina Aparecida Fanton Bastazini, como representantes do Sindicato e/ou Associação de Aposentados; João Domingos Cardoso Leonel, Maria Elisa Rosa, José Canal Sobrinho e Luzia Penido Moreira, como representantes da Organização de Grupos ou Movimento do Idoso e como representante de Entidade com políticas de atendimento e promoção do Idoso Luiza Antonia Salomé Marquezin e Neusa Guertas de Souza.

“O idoso não pode ser jogado fora, tem que ser valorizado. Os cabelos brancos e as rugas mostram que um dia eles também fizeram algo e um dia todos vão se tornar idosos, hoje o município se encontra com aproximadamente 6.200 idosos”, comenta Jota Cardoso, presidente do CMI.

O conselho contará com reuniões ordinárias mensais, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, localizado na Rua José Bonifácio nº 134, e atende através do telefone (14) 3662-6566. Mais informações na Diretoria de Ação Social através do telefone (14) 3662-8477.

Colaborou: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Câmara Municipal de Bariri

© Copyright Instar - 2006-2017.