31/08/2017 às 17:00:00
› Gêmeos nota 10 estudam no AcessaSP de Bariri

Apesar dos avanços para universalizar a internet no país, as classes sociais com renda mais baixa ainda não têm acesso privado à internet. Sônia Aparecida Penido faz parte dessa estatística. Não tem computador e nem internet em sua casa, no Núcleo Habitacional Osório Oréfice, em Bariri. Para que os gêmeos Vinicius Penido Coutinho e Giovani Penido Coutinho utilizem a internet para fazer as tarefas da escola, ela os leva ao posto do AcessaSP de Bariri, instalado no mesmo bairro onde mora.

Em agosto, Sônia levou, além dos filhos, o boletim com as notas do primeiro semestre para mostrar para a monitora Fabricia de Oliveira. E não foi “corujice” de mãe. O boletim de Vinicius é de dar inveja a qualquer um: ele fechou o segundo bimestre com nota 10 em todas as disciplinas. O de seu irmão Giovani não é muito diferente. Exceção a uma nota 9, nas demais matérias tirou 10 em todas.

Os irmãos gêmeos frequentam o AcessaSP de Bariri há cinco anos e vão ao posto fazer pesquisas e tarefas escolares. “Como não tenho computador em casa e meu celular é pré-pago, nos valemos do posto do AcessaSP”, conta Sônia, que sempre foi mãe e pai dos meninos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, realizada pelo IBGE, cerca de 50% de brasileiros não têm internet em casa.

Os gêmeos, que estão com 13 anos de idade, cursam o oitavo ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Idalina Vianna Ferro em Bariri. Giovani quer fazer administração e Vinicius, que adora matemática, quer ser engenheiro. Sônia trabalha como doméstica e acompanha os filhos ao AcessaSP com frequência. Na média, vão ao posto três vezes por semana. “Se o Acessa não existisse, seria muito ruim para mim”, diz a mãe dedicada, e orgulhosa.

Fonte: Portal AcessaSP - http://www.acessasp.sp.gov.br

© Copyright Instar - 2006-2017.