27/07/2017 às 18:35:00
› 11ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Bariri

Aconteceu nesta terça-feira, dia 25, a XI Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”. O evento reuniu cerca de 80 pessoas de diversos segmentos da população baririense no Auditório "Kemil Sahd Farah", localizado na Associação Comercial e Industrial de Bariri – ACIB.

A conferência teve por objetivo avaliar os avanços na consolidação da política de assistência social, na gestão democrática e na qualificação dos programas, projetos e ações. A comissão organizadora foi constituída por três integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social: Adriana Inês Granai, Juliana Francisca Rodrigues e Josmeire Nascimento Fiorin.

O evento teve início às 9h com a participação do Prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo, do Presidente da Câmara Municipal, Vagner Mateus Ferreira, Vaguinho, da vereadora Celisa Luisa Fanton Bollini, do diretor administrativo Wellington Polônio Bof, o Parraguinha, da Diretora de Serviço de Ação Social, Natália de Alice Dalla Coletta e da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josmeire Nascimento Fiorin.

No período da manhã, a conferencista Fernanda dos Santos Varandas apresentou o tema e fez questionamentos para os trabalhadores do SUAS do poder público e das organizações da sociedade civil quanto ao planejamento e a execução das ações no município, bem como apresentou os quatro eixos a serem trabalhados em grupos, sendo estes: EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; EIXO 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; EIXO 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e o EIXO 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

No período da tarde, aconteceu a apresentação cultural dos alunos do Projeto Oficina de Libras, realizado pela Diretoria de Educação, Cultura e Esporte e, especialmente, pelas professoras da sala de recursos multifuncionais: Jovana, Keila e Taise. Em seguida, houve a divisão dos participantes em quatro grupos para discussão de cada eixo temático com apresentação de propostas para efetivação da política de assistência social em níveis Municipal, Estadual e União. As propostas foram votadas, assim como eleitos dois delegados e dois suplentes do poder público e da sociedade civil, respectivamente, para representar o município na XI Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para acontecer nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2017.

Colaborou: CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

© Copyright Instar - 2006-2017.