19/07/2017 às 19:27:00
› Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tomam posse

Os novos membros que compõem o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - (CMDPD) tomaram posse na manhã dessa segunda-feira (17), na sala de reuniões da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Estiveram presentes o Assessor de Gabinete, João Pedro Mott, que representou o Prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo, a Diretora do Serviço de Ação Social, Natália de Alice Dalla Coletta, a Chefe de Setor de Assistência Social, Suzane Gabia Dinis Albranti, o Diretor do Serviço de Desenvolvimento, Vicente Sérgio Barbieri Junior, além membros titulares e suplentes do conselho.

Os membros contribuirão para assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos quanto à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das Leis, propiciem o bem-estar pessoal, social e econômico.

Ao todo, foram empossados dez conselheiros titulares e seus suplentes. A composição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é feita por representantes do poder público e sociedade civil envolvendo as Políticas de Educação, Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento, Obras e Meio Ambiente da Prefeitura e Organizações da Sociedade Civil representados pelos segmentos de Comércio e Indústria, Pessoa com Deficiência e entidade prestadora de serviço atendendo à globalidade das deficiências.

O CMDPD é um órgão de caráter deliberativo e fiscalizador, de composição paritária entre seus representantes, com o objetivo de assegurar-lhes o pleno exercício dos direitos individuais e sociais, propondo medidas de defesa dos seus direitos, com mandato de dois anos e regulamentado conforme a Lei Municipal n° 4.431, de 09 de maio de 2014. As reuniões ordinárias são realizadas uma vez por mês na Apae de Bariri e abertas ao público.

Após a posse foi realizada a eleição para compor a mesa diretora, que ficou definida pela presidente, Taise Leonel de Assis, pelo vice-presidente, Vicente Sérgio Barbieri Junior e pela secretária, Maria Beatriz Fernandes Trento.

Já o conselho é composto pelos membros do poder público. O Serviço de Educação será representado por Taise Leonel de Assis (titular) e Keila Mara de Carvalho Slompo Felipe (suplente); o Serviço de Saúde por Luciana Neif Antonio Silvano (titular) e Eliane Margarete Forti Firmani (suplente); o Serviço de Ação Social por Maria Beatriz Fernandes Trento (titular) e Gismeire Gasparoto Raineri (suplente); o Serviço de Desenvolvimento por Vicente Sérgio Barbieri Junior (titular) e Maria Elisabete Giacon (suplente) e o Serviço de Obras e Meio Ambiente por Larissa Pires da Cruz (titular) e Sincler Aparecido Policarpo (suplente).

O conselho conta também com representantes de entidades não governamentais. Pelo Comércio e Indústria de Bariri serão Ana Alice Mellado Jugeick (titular) e Liliane Cristina de Carvalho (suplente); pelas Entidades diretamente ligadas à defesa e/ou atendimento da pessoa com deficiência, Adriana Ines Granai (titular) e Cecilia Brinkman Cantero Ultramare (suplente); pela Entidade Prestadora de Serviço à Pessoa com Deficiência, Carla Chaim Marciano (titular) e Giane Gonçalves de Sales Falseti (suplente), e pela Sociedade Civil atendendo à Globalidade das Deficiências, os titulares, Everaldo Custodio e Dariane de Jesus Bruno, e os suplentes, Pamela Gabriela Zago e Marcelo Soares da Silva.

© Copyright Instar - 2006-2017.