03/05/2017
› Reunião do Conselho Municipal de Cultura acontece neste sábado (6)

Acontece neste sábado, dia 6, das 15h às 17h30, a reunião do CMCB – Conselho Municipal de Cultura de Bariri. O evento é aberto ao público e acontece no Centro Educacional, Cultural e de Exposições Mário Fava, localizado na Avenida Dr. José Jorge Resegue n.º 687, nas imediações do Lago Municipal. O Conselho é formado por membros dos poderes executivo e legislativo, representantes de entidades e profissionais de cultura.

A reunião vai discutir o esclarecimento sobre negativa do MinC à participação do Município de Bariri em treinamento para elaboração de Plano Municipal de Cultura. Discussão sobre o Projeto de Lei 041/2017, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura, apresentado sob artigo 43 da Lei Orgânica do Município pelo Prefeito Paulo Henrique Barros de Araújo em 02/05/2017 para a Câmara Municipal de Bariri. Levantamento, estudo e preservação do Patrimônio Cultural de Bariri e como estimular a iniciativa da Sociedade Civil para acessar Formas de Financiamento da Cultura e realizar produção sustentável.

O CMCB é um órgão consultivo e deliberativo, vinculado a Diretoria de Serviço de Educação e Cultura, de caráter permanente, com a finalidade de formular políticas públicas e implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades culturais no Município e está regulamentado conforme a Lei Municipal nº 3.844, de 22 de outubro de 2009.

Compete ao CMCB definir a política de incentivo à Cultura no âmbito do Município; promover intercâmbio e propor a celebração de convênios com instituições públicas e privadas com a finalidade de implementar as medidas e ações que são objeto de conselho; acatar propostas e sugestões manifestadas pela sociedade e opinar sobre denúncias que digam respeito a programas, competições e eventos culturais; elaborar seu próprio Regimento Interno; acompanhar e avaliar a gestão dos recursos, bem como o desempenho dos programas e projetos aprovados na área cultural; desenvolver estudos, projetos, debates e pesquisas relativas à situação da cultura no Município; propiciar e incentivar a divulgação e valorização da cultura no seio da sociedade, principalmente junto aquele em processo de sedimentação de seus valores; propor e incentivar projetos culturais relacionados com a natureza e o meio ambiente; propor alternativas de resgate da memória das nossas raízes histórico-culturais do Município; incentivar a promoção de feiras com exposição, oficinas culturais e artesanato; elaborar o Plano Anual de ações artístico-culturais, envolvendo: apresentações de teatro, artes plásticas, atividades literárias, capoeira, festivais, banda e outros e desenvolver outras atribuições inerentes ao contexto artístico-cultural.

Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Bariri - CMCB, para o biênio 2017/2018, são: Miriam Stevanato Jacob, Silvia Maria de Barros Gandara, Suzane Gabia Dinis, Natália de Alice, Sincler Aparecido Policarpo e Larissa Pires de Campos, como representantes do Poder Executivo, Edson Luis Aparecido Oliveira e Luiz Fernando Vieira Cesário, como representante do Poder Legislativo, Geraldo Aureliano da Silva e Carlos Roberto Vital Vianna, como representantes da Associação Cultural Quilombo, Valderez Ana Maria de Mello Cornacchione e Tatiane Meira Bonini, como representantes da ABLA/Academia Baririense de Letras e Artes, Carmen Lucia Aparecida Bargas, Ricardo Fernandes Rodrigues, Flavia Cardoso França e Márcio Antônio Pereira, como representantes da Sociedade Civil.

Acesse o site www.bariri.sp.gov.br/cultura e participe, sugira pautas para discussão e faça leituras preparatórias e elucidativas.

Mais informações no Setor de Cultura através do telefone (14) 3662-5344.

© Copyright Instar - 2006-2017.